Segundo soube a Angop na cerimónia, caso o paciente esteja inconsciente ou incapacitado, alguém introduz os seus sintomas no aplicativo e estes são enviados online a um especialista de saúde para diagnóstico.
Denominado Revolution, o produto foi concebido pelo grupo KDMM, que com o prémio conquista acesso à semifinal online, em Maio deste ano, de onde serão apurados os finalistas para o "Imagine Cup World 2015", a realizar-se no mês de Julho, em Seattle, EUA.
Além disto, os vencedores terão direito a um vale de compras no valor de 100 mil kwanzas nas lojas Unitel, duas impressoras e dois tablets.
Outros dois projectos também vão à semifinal online, designadamente, Teclado Uassama (categoria Inovação), que permite escrever enquanto se movimenta, com as opções de toque ou de arrasto das letras em touchscreen.
Para a categoria (Jogos) venceu Fleety, um software fácil e básico com três níveis baseados nos desafios do trânsito automóvel de cidade de Luanda, onde o congestionamento é um dos grandes obstáculos.
A competição, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e a multinacional Microsoft, observou apenas um concorrente em cada uma das três categorias.
Presenciaram o acto, a directora-geral adjunta para a área administrativa do Centro Tecnológico Nacional, Rosa Maurício, e o decano da Faculdade de Engenharia Informática da Universidade Metodista de Angola (UMA), Márcio Ngolo.
Angop/NJ