O grupo era constituído por oito elementos com idades entre os 19 e os 25 anose apenas três foram detidos naquele momento, estando os demais em parte incerta até ao momento.

A detenção dos três assaltantes, de acordo com o porta-voz da Polícia Nacional (PN) em Benguela, Ernesto Tchiwale, ocorreu graças à intervenção de outros seguranças em serviço, que se deslocaram de imediato para o posto do colega, quando se aperceberam da tentativa de assalto.

Tudo aconteceu por volta das 02:00, na zona do Gama, município da Catumbela, quando o segurança foi surpreendido pela quadrilha que se dirigiu à fábrica para roubar cabos eléctricos.

O homem tentou impedi-los, mas não teve sucesso e foi desarmado. Segundo o porta-voz da PN-Benguela, um dos delinquentes apoderou-se da sua arma e disparou contra ele, causando-lhe ferimentos graves.

Os colegas de trabalho tentaram socorrer o operativo para o banco de urgência do Hospital da Catumbela, porém o homem não aguentou e morreu minutos depois.

A arma foi apreendida e diligências prosseguem para localizar e deter os demais elementos em fuga, assegura Ernesto Tchiwale.