A cadeia de segurança máxima serve para albergar presos altamente perigosos e a sua urgência resulta do facto de actualmente o país não dispor de nenhum estabelecimento prisional de alta segurança.

O ministro do Interior, Manuel Homem, assegurou, naquela província, durante uma visita de trabalho, que as obras de construção deste estabelecimento deverão arrancar assim que o financiamento for disponibilizado.

Segundo o ministro, as equipas que vão tratar do empréstimo do financiamento ao Estado, chegam esta segunda-feira,17, a Luanda, para com o MINFIN acordarem aquilo que são os procedimentos do endividamento que se prevê.

"Nós auguramos que estas negociações com o Ministério das Finanças tenham bons êxitos e a partir daí iniciarmos de forma imediata está obra", disse o ministro.

Neste final de semana, Manuel Homem visitou o local onde será construída à cadeia de segurança máxima no município de Pungo-Andongo, na província de Malanje.

Entretanto, o Novo Jornal soube que o espaço da futura cadeia de segurança máxima terá cerca de 50 hectares e a mesma enquadra-se no âmbito de um projecto de reestruturação e modernização das infra-estruturas dos estabelecimentos penitenciários.

Manuel Homem justificou a construção da cadeia com a necessidade de garantir que os cidadãos que lá estiverem tenham as condições exigidas no âmbito do direito internacional.

Conforme o ministro, a construção da cadeia de alta segurança vai potenciar condições para que as populações da comunidade ao redor tenham acesso a serviços básicos, como energia eléctrica e água potável.