De acordo com a direcção do INAC, na semana passada, a linha de denúncias SOS recebeu um total de 725 denúncia de violência contra crianças.

As províncias com mais ocorrências foram Luanda, Bié, Benguela, Cabinda, Cunene, Icolo e Bengo, Namibe e Zaire, assinala o relatório semanal do INAC.

As queixas registadas com mais frequência foram de não prestação de alimento (44), de agressão física e psicológica (72), de exploração de trabalho infantil (126) e de fuga à paternidade (166).

Quanto ao caso de Cabinda, foi vítima uma adolescente de 13 anos, que foi violada por um vizinho de 40 anos. Este introduziu-se no período da noite, pela janela, no quarto da menor, que se encontrava a dormir, e consumou o acto.

Os familiares socorreram-na para o hospital de Cabinda, porém a menina não resistiu aos ferimentos e morreu. O homem já se encontra detido.

Em Benguela, um homem de 74 anos abusou sexualmente da sua neta, de 10, quando ambos estavam sozinhos em casa. O agressor foi detido pelas autoridades.

Em caso de violência contra crianças, a direcção do INAC apela às populações denunciarem para o 15015 ou ainda no site https://portaldacrianca.gov.ao/.