O corte da fita do imóvel, resultante da boa relação e dos laços de amizade existentes entre as duas Nações, coube ao ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e ao embaixador da República Popular da China acreditado em Angola, Gao Kexiang, na presença do ministro da Educação, Pinda Simão, e do governar em exercício da província do Huambo, Calunga Francisco Quissanga.
A construção da escola, erguida num período de nove meses, é resultado de uma doação feita pelo Governo chinês ao Executivo angolano.
A infra-estrutura comporta, entre outras dependências, seis salas de aulas, salas de multi-função, escritórios para professores, biblioteca, cantina e campos de jogos.
Ao falar em nome da população estudantil local, o aluno Bartolomeu Kulivela enalteceu os laços de amizade existentes entre Angola e China, do qual resultou a construção da escola que prometem preservar para servir às gerações futuras.
A escola de amizade constitui um dos projectos concebidos para estimular a cooperação económica e comercial entre a China e os países africanos, no quadro das medidas lançadas pela 4ª Conferência Ministerial do fórum para a Cooperação Sino - Africana.
Angop / NJ