Este primeiro curso de gestão estratégica policial, planeado pelo comando-geral da PN, não se realizou há sete anos por falta de condições financeiras.
O curso, que se destina apenas a oficiais comissários e superiores com altos cargos de direcção, chefia e comando, vai permitir aos participantes adquirir domínio sobre a gestão estratégica policial, tendo em vista o desenvolvimento e a tomada de decisões fundamentais na Polícia Nacional.
Segundo o comandante-geral da PN, Francisco Ribas, numa primeira fase deste primeiro curso a ser ministrado na Polícia Nacional, apenas os oficiais comissários com altos cargos na corporação, num total de 57, vão participar.
Esta etapa abrange todos os comandantes provinciais e dos órgãos da Polícia, assim como os directores nacionais.
Na etapa seguinte, ainda no âmbito do primeiro curso, vão participar todos os segundos comandantes provinciais e dos órgãos da Polícia, bem como os directores nacionais-adjuntos.
O número um da PN, Francisco Ribas, afirmou que, com esta formação, a corporação procura desenvolver as competências dos oficiais comissários que exercem funções de comando e direcção, bem como dos oficiais superiores que se preparam para assumir estas funções na Polícia Nacional.
Conforme Francisco Ribas, o curso pretende consolidar capacidades de planeamento, organização, análise, direcção e tomada de decisão, tendo em vista o desenvolvimento da PN em função da evolução política, jurídica, económica, social, científica e tecnológica da sociedade.
O responsável destacou ainda a necessidade de operacionalizar tecnologias alinhadas com a actividade policial, tendo em vista a satisfação dos interesses dos cidadãos em matéria de segurança pública.
Francisco Ribas afirmou que o curso foi autorizado em 11 de Abril de 2019 pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, mas não chegou a ser ministrado na altura por falta de condições financeiras. Agora, segundo o número um da PN, estão acauteladas as condições financeiras e logísticas.
Entretanto, o comandante-geral assegurou que estão seleccionados docentes policiais e convidados de outras instituições, com competências reconhecidas nos domínios da docência, para ministrar o curso.
Francisco Ribas espera que o significado desta formação não se reflicta apenas no certificado a ser atribuído no final, mas, sobretudo, na capacidade de transformar os conhecimentos adquiridos em resultados práticos.
Por sua vez, o ministro do Interior, Manuel Homem, destacou a importância deste primeiro curso de gestão estratégica policial, considerando a iniciativa uma aposta estratégica na qualificação das lideranças do MININT, em particular da Polícia Nacional.
Segundo o ministro, este curso foi concebido para fortalecer competências de gestão e, sobretudo, para desenvolver uma visão estratégica daqueles que assumem responsabilidades de liderança na PN.
"Por ser o primeiro, carrega também um significado especial. Marca o início de uma aposta deliberada na qualificação das nossas lideranças e, através delas, na valorização de toda a instituição", realçou.
