As vacinas vão ser entregues às "autoridades competentes angolanas numa cerimónia com o Ministério da Saúde", lê-se no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, onde se acrescenta que as 50.000 doses serão "acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração", incluindo seringas e agulhas.

O Governo português assumiu o compromisso de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Também o Presidente da República portuguesa chega esta quinta-feira à noite a Luanda, onde estará até domingo de manhã, com a XIII Cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no sábado, a dominar a sua agenda.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal estará representado pelo seu primeiro-ministro, António Costa, pelo seu ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo seu secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, que já se encontra em Luanda.