Em declarações ao Novo Jornal, nesta segunda-feira, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Simão Lucas Londoca, disse que "a tragédia foi provocada por uma filha da idosa e esta foi imediatamente detida após o sucedido".

Tudo ocorreu no último fim-de-semana, no bairro Capango, quando a família, que se encontrava em casa, queria beber algum refrigerante, depois de mais um dia de trabalho na lavra. A filha da idosa, segundo o porta-voz do SIC-Bié, preparou uma bebida caseira (Kissangua), e, por falta de açúcar, juntou-lhe um sumo mais conhecido por "Caveneno" , que todos consumiram.

Horas depois, a família começou a passar mal, a anciã morreu naquele instante e os outros sete desmaiaram no local, explica Simão Lucas Londoca.

Depois de os populares se aperceberem da ocorrência, fizeram uma participação às autoridades policiais, que detiveram a mulher que preparou a bebida. A filha da vítima mortal será encaminhado ao juiz de garantia, sob a acusação de envenenamento.

Quanto às pessoas que ficaram inconscientes, foram socorridas para o Hospital Municipal do Cuemba, sendo que três menores se encontram fora de perigo e os outros quatro estão em estado grave.