O documento, rubricado por orientação do Ministério dos Transportes, após uma reunião, impõe a satisfação imediata de um dos pontos do caderno reivindicativo e a definição de um cronograma para a negociação ou resolução dos demais.

Em comunicado, "o sindicato reafirma a sua total abertura para o diálogo e apela a todos os seus filiados a retomarem as suas actividades laborais com o mesmo zelo e dedicação".

Após o anúncio da greve, no dia 28 de Dezembro de 2022, os responsáveis do Sindicato Nacional Independente dos Trabalhadores Aeronáuticos e dos Aeroportos (SNITAA) e da ENNA reuniram-se na terça-feira, no Ministério dos Transportes, mas não chegaram a um consenso, mas na quarta-feira chegaram a um acordo provisório, que deverá culminar com o atendimento das exigências dos trabalhadores constantes do caderno reivindicativo.

Em declarações à imprensa, antes do último encontro, do dia 04, o presidente do Conselho de Administração da ENNA, Manuel Agostinho Felipe Júnior, informou que uma das principais exigências é o seguro de saúde, que deverá ser respondida dentro de 15 dias, estando em curso o processo administrativo.

Melhores condições laborais, salários, progressão na carreira e formação constam igualmente do caderno reivindicativo.