O sequestrador foi detido nesta quinta-feira pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal em Malanje (SIC), depois de a família da menina ter feito uma participação do sequestro.
De acordo com o porta-voz do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-Malanje, Augusto Barros André, o sequestro ocorreu no município de Calandula, na via pública, quando a criança saía de um estabelecimento comercial que se encontra próximo de casa.
O acusado interpelou a menor e levou-a para a sua residência, a seis quilómetros do local do "rapto", onde manteve a menina em cativeiro durante um dia, segundo o SIC.
Mas antes disso, após localizar a casa dos pais da menor, escreveu num papel que "tinha com ele a filha do casal", deixou o número de telefone e a exigência de 300 mil kwanzas para o seu resgate.
"Na ocasião, atendendo à demora da família em se pronunciar com relação ao resgate, o homem tentou então vender a criança a um congolês pelo mesmo preço do resgate", conta Augusto Barros André.
"Quando estava prestes a vender a criança, os agentes do SIC, com os dados recebidos dos familiares sobre a ocorrência, conseguiram localizar o implicado e detê-lo de imediato", acrescenta.
O homem será presente ao juiz de garantia, acusado de sequestro. Quanto à criança, já se encontra com a família.