Orlando Bernardo adiantou que os criminosos foram condenados e detidos nas cadeias das comarcas de Viana e Luanda, e fazem parte do leque dos 61 indivíduos detidos na província de Luanda, acusados da prática de crimes diversos, todos com recurso a arma de fogo, "dos quais, 18 por homicídio, um por tentativa de homicídio, dois por simulação de serviço de táxi, também em posse de arma de fogo, e 15 por ofensas à integridade física".

O comissário prestou estas informações durante o balanço da situação de segurança pública no País, durante os meses de Agosto e Setembro, com maior destaque para a província de Luanda, onde foram apreendidas várias armas de fogo com calibres diversos, bem como o desmantelamento de 13 grupos de marginais, entre os quais uma associação constituída por cidadãos chineses, "que se dedicavam ao crime de rapto, no município de Belas, e uma associação liderada por um cidadão nigeriano que se dedicava ao crime de tráfico de seres humanos".

"Foram restaurados 39 bairros, antes caracterizados como palco da grande criminalidade, assaltos à mão armada, luta entre grupos rivais, agressões sexuais e outros, com destaque para os bairros das Caop"s, A, B, C, Boa-fé e Papá Simão", descreveu o oficial.

O director de Segurança Pública e Operações do Comando Geral salientou que, a nível nacional, a PN registou, durante os períodos em análise, 10.788 crimes. Destes, 6.694 foram esclarecidos, o que resultou na detenção de 7.307 cidadãos suspeitos da prática de vários crimes.

"Os crimes violentos representam 27%, com 2.889 do total geral, nomeadamente homicídios, roubos e agressões sexuais", explicou, salientando que os crimes que aumentaram as estatísticas criminais são os furtos e ofensas à integridade física, com um total de 4.992.

"A taxa criminal dos homicídios praticados por marginais é de um crime por cada 100 mil habitantes, situação que justifica baixos índices de endemia comparativamente às recomendações da ONU, que é igual ou superior a 10 homicídios por 100 mil habitantes", afirmou.