A actriz norte-americana Shirley Temple morreu na segunda-feira aos 85 anos, em Woodside, Califórnia, revelou hoje a família.

Em comunicado, citado pela BBC, a família explica que a actriz morreu de causa naturais.

Nascida a 23 de Abril de 1928, em Santa Mónica (Califórnia), Shirley Jane Temple começou muito cedo na representação, aos três anos, e rapidamente se tornou numa estrela do cinema norte-americano nos anos da Grande Depressão nos Estados Unidos, com um ar doce em filmes como "Bright Eyes" (1934) ou "A princesinha" (1939).

Nos anos seguintes, o sucesso de Shirley Temple em Hollywood extravasava o grande ecrã e a grossa faturação de bilheteira, com a sua imagem a ser reproduzida noutros produtos comerciais, como acessórios, canecas e bonecas.

Em 1935, quando Shirleu Temple tinha sete anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas atribuiu-lhe um Óscar em reconhecimento pelo contributo para o mundo do entretenimento no ano anterior.

Casou aos 17 anos e, nos anos 1950 e 1960, protagonizou alguns programas televisivos, nomeadamente "Shirley Temple's Storybook" e "Shirley Temple Show", ao mesmo tempo que tentava uma carreira política pelo Partido Republicano.

Lusa / NJ