Costuma dizer que nasceu a cantar. Nas escolas em que andava havia grupos corais onde escolhiam sempre os melhores alunos e lá estava ela entre os aprovados. Na mesma época na Igreja do Carmo passou a fazer parte de um grupo Coral intitulado I.A.M. Quando saía da igreja, chegava a casa, e tocava sempre as notas dos Cânticos o que a ajudou a improvisar as melhores melodias.

Tudo parecia inclinar-se a fazer com que esta jovem cantora enveredasse pelo mundo musical, já que além da escola e da igreja também no prédio em que morava e ainda mora actualmente pertencia a um grupo das Space Girls onde Telma sempre foi uma das mais destacadas por ser uma criança muito extrovertida e destemida e de o corpo leve que a ajudava a dançar até sentir que estavam a ser aplaudidas.

Aos 14 anos enquanto fazia a 9ª classe na Escola Ngola Nzinga, apareceu- lhe de rompante o carro da Refriango com uma publicidade estrondosa a anunciar um concurso a que deram o nome de Canta com Blue, onde se fariam várias interpretações de músicas nacionais. Os seus colegas, entusiasmados e por acreditarem no seu talento incentivaram- na a participar.

Não precisou de pensar muito até aceitar prontamente o desafio e foi-se inscrever. O primeiro passo foi concorrer com os colegas da escola onde levou à melhor na disputa ficando com o primeiro lugar na competição.

Pouco depois estava na grande final, onde concorreu com os alunos de outras escolas e também venceu ao interpretar a música Desliga de autoria a cantora angolana Yola Semedo.

Depois desses passos, ainda em 2008 passou pelo Road Show blue cujo artista de cartaz era o renomado cantor de musica romântica Anselmo Ralph. Durante o evento que percorreu várias províncias do país teve a oportunidade de interpretar uma criação de Anselmo, Meu melhor Amigo, momento que definiu como memorável na sua ainda curta carreira.

Na época não pôde gravar um álbum porque era ainda muito nova e porque os seus familiares tinham receio que se esquecesse dos estudos.

Por esse motivo optou por sacrificar durante mais um tempo a música e dar prioridade aos estudos para terminar pelo menos o ensino médio.

Com esse passo, Telma afirma ter ficado muito longe da imprensa e acabou por cair no esquecimento. Contudo, como o talento vence barreiras, em 2012 tentou a sorte no concurso Angola Encanta, onde passou por todos os castings e conseguiu entrar no programa. Com mais esse feito e por ser um programa de muita audiência conseguiu uma lista vasta de admiradores e saiu em 3º lugar no concurso.

Assim que se despediu do programa não aceitou voltar a pôr o sonho na prateleira e correu atrás do seu destino. Procurou pela BLS Produções que tem como CEO o músico e compositor C4Pedro. Segundo a artista o primeiro encontro com C4 foi bonito e emocionante.

Fui até ao Kukina com a minha mãe onde encontramos a ensaiar com a Banda. Apresentamo-nos e a partir daí foi um tratamento de pai e filha. Amo-o bastante e o admiro-o muito. Para além de produtor é um grande conselheiro, conta.

Até agora Telma Lee está como agenciada da BLS. Neste momento estão em fase de gravação do seu primeiro trabalho discográfico e já gravaram dois singles promocionais, intitulados Por ti não sinto nada e Saudades que conta com a participação de Neide Sofia, ex integrante do grupo Afrikanas, agora também parte integrante da mesma produtora.

O estilo de música interpretado pela jovem cantora que se inspira no quotidiano para compor é o soul music. Para ela, actualmente a música angolana está no bom caminho já que todos os dias nascem novos e bons talentos mas acredita que só com bastante empenho e trabalho se chegará mais longe. Hoje já há mais abertura para novos cantores.

O que falta mesmo para que os músicos tenham projecção é a diversidade de estilo, mas com fé e confiança chegamos lá. Mesmo sendo uma amante nata de música, a cantora deu continuidade aos estudos que no início teve de abdicar, regressou aos livros e hoje está no primeiro ano de gestão comercial e marketing. No princípio tive de sacrificar as aulas, mas agora já consigo conciliar. Quanto a sonhos ainda tem alguns que prefere deixar nas mãos de Deus pois sente que o maior deles todos está a ser concretizado que é ter reconhecimento, pois tem notado que o número de fãs tem crescido aos poucos.

Mariana Rodrigues