A partir de Julho, crianças e jovens das comunidades precárias, residentes nos municípios do Songo e Mucaba, província do Uíge, vão começar a praticar xadrez, o também conhecido por desporto-ciência, confidenciou ao Novo Jornal o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), Nanizaiawo Capitão.

A este semanário, o responsável fez saber que o tiro de partida para o projecto de massificação do xadrez na província do Uíge será dado no município do Songo, onde, nos próximos dias, vai começar o processo de selecção de crianças e adolescentes que, numa primeira fase, irá abranger 20 praticantes.

Para o projecto "Xadrez nas Comunidades Precárias do Uíge", o NJ apurou que, para os primeiros quatro municípios do Uíge, o FAS vai gastar pelo menos cinco milhões de kwanzas.

"A missão do FAS é promover o desenvolvimento das localidades, que, por sua vez, se faz também com o desporto, cultura e turismo. Durante o processo de implementação do projecto Kwenda, vamos descobrindo potencialidades nas comunidades, que são outras áreas de actuação, por isso entendemos começar com o xadrez, de forma a promover a inclusão social das comunidades e a impulsionar a capacidade de raciocínio das crianças, aliás, a própria modalidade é conhecida no mundo como o desporto-ciência. A implementação do xadrez nas comunidades visa promover a educação, o desporto e a inclusão social", lembrou Nanizaiawo Capitão ao NJ.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)