O acordo tem como objectivo encorajar o desenvolvimento da economia nos mais variados produtos e ajudar a dinamizar a negociação e pós negociação no mercado Bolsa de Dívida e Valores de Angola.
Em declarações à imprensa, após a assinatura, o Presidente da Comissão Executiva do Standard Bank Angola, António Coutinho, um dos subscritor do acordo, considerou importante o pacto na medida em que vai estimular o desenvolvimento da economia nacional.
A assinatura do contrato é importante para o banco de forma a encorajar o desenvolvimento da economia e, juntar-se a Bodiva, é uma forma de fazer isso. A assinatura do contrato traz regras diversificadas, particularmente em termos de operações, disse.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva da Bodiva, Pedro Pitta Groz, também subscritor do acordo, disse que com este acordo, mais um agente de intermediação financeira com experiência internacional entra na bolsa para ajudar a dinamizar a negociação e pós negociação no mercado da Bodiva.
Pedro Pitta Groz explicou que a assinatura do contrato vai permitir a entidade posse a intermediar a plataforma de negociação e pós negociação com estes outros agentes, sobretudo no que diz respeito aos direitos e obrigações das partes.
O contrato autoriza a entidade financeira (Bancos ou Correctores) a operar directamente no mercado de capitais.
O Standard Bank Angola é a quatro entidade financeira a assinar o contrato de admissão à qualidade de membro de Negociação. As outras instituições financeiras são o Banco de Fomento Angola (BFA), Banco Angolano de Investimentos (BAI) e o Banco Millenium.
Angop/NJ