Essa informação foi prestada quarta-feira, em Luanda, pelo director técnico do INAMET, Francisco Osvaldo, durante a apresentação do "Balanço das actividades realizadas com a parceria INAMET/TAAG".

O responsável salientou que a parceria possibilitou a melhoria da qualidade dos produtos e serviços para a aeronáutica, bem como o grau de acerto das previsões, garantindo maior fiabilidade no serviço de avisos e alertas de mau tempo aos operadores nacionais, a vigilância meteorológica contínua - 24 horas por dia - e estações provinciais certificadas.

Acrescentou que o conhecimento das condições meteorológicas nos aeródromos de partida e destino é imprescindível para a realização ou não dos voos, surgindo daí a permuta, permitindo e assegurando um melhor planeamento e rentabilização entre as duas instituições.

Francisco Osvaldo sublinhou que as informações meteorológicas são vitais para a segurança das operações aéreas, contribuindo para o conforto dos passageiros e facilitando o estabelecimento de rotas mais rápidas, económicas e de voos regulares.

No dia 19 de Junho de 2013 o INAMET recebeu a certificação ISSO 9001:2008 para às sete estações meteorológicas, onde o sistema de gestão de qualidade já havia sido posto em prática.

O INAMET pretende incrementar o fluxo de comunicados meteorológicos no resto do país (que aguardam a segunda fase da certificação ISO) e o início da elaboração de previsões de aeródromo, o mais breve possível, contribuindo assim para a segurança e eficiência das operações aeronáuticas no território angolano.

Angop/Novo Jornal