Dirigida pelo Presidente da República, o Conselho de Ministros, que reuniu no Palácio da Cidade Alta, aprovou a nova tabela salarial que coloca os salários mínimos para o sector da agricultura em 32 mil 181 kwanzas e 15 cêntimos, para os transportes, serviços e indústria transformadora, em 40 mil 226 kwanzas e para o comércio e indústria extractiva em 48 mil 271 kwanzas, configurando estes um crescimento em redor dos 50%.

Com estes aumentos, os salários mínimos nas distintas categorias sobem assim de 21,4 mil kwanzas para 32,18 mil na agricultura, um aumento de pouco mais de 10 mil kz, enquanto nos transportes, serviços e indústria transformadora sobe perto de 14 mil kz, e no comércio e indústria extractiva aumenta cerca de 16 mil kz.

Na função pública, o valor, na base da pirâmide, aumenta dos actuais 33, 598 kwanzas para 77,507 kwanzas, que é o caso dos auxiliares de limpeza.

Para a classe de especialista principal, o salário é ajustado de 214,5 mil kwanzas, para perto dos 223 mil kwanzas.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social disse aos jornalistas que estes aumentos são o resultado das negociações com os parceiros sociais.

"Trata-se do resultado do trabalho efectuado pelo grupo técnico, integrado pelo governo e pelos parceiros sociais, entre os quais a UNTA, a CGSILA e a Frente Comum", adiantou Teresa Dias.

A governante salientou que a medida, destinada a conferir melhor dignidade salarial aos trabalhadores, terá sequência, muito brevemente, em função das disponibilidades financeiras e dos acordos com os parceiros sociais.

Enfatizou que a decisão tem maior impacto nas classes de trabalhadores não técnicos e técnicos, visando resolver os problemas sociais da classe trabalhadora.

Teresa Dias explicou igualmente que os escalões superiores, nomeadamente na função pública, são menos beneficiados por estes aumentos porque o Executivo decidiu por conferir maior poder de compra agora aos trabalhadores com salários mais reduzidos, não sendo nos restantes muito superipres aos 4%, em média.