João Cravinho vai presidir, no domingo, em Luanda, em representação do alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrel, a VI reunião ministerial do Caminho Conjunto União Europeia-Angola, para abordar questões políticas regionais e internacionais, como as prioridades da cooperação UE-Angola no período 2021-2027, incluindo nos domínios do comércio, do investimento e da diversificação da economia.

A nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros português sublinha que nesta deslocação a Angola, o chefe da diplomacia portuguesa visita, no sábado, o Corredor do Lobito, uma infraestrutura estratégica transafricana que liga o sul da República Democrática do Congo e o noroeste da Zâmbia aos mercados comerciais regionais e globais através do Porto do Lobito em Angola.

O desenvolvimento deste projecto estruturante beneficia de apoio da União Europeia, no âmbito do Global Gateway, e está a cargo de um consórcio internacional.

João Gomes Cravinho, também no sábado, participa na província do Huambo na cerimónia de lançamento da primeira pedra da Plataforma Logística Caála.

O evento contará com a presença do ministro dos Transportes angolano, Ricardo Viegas de Abreu, e da governadora da província do Huambo, Lotti Nolika.