A tabela do IRT, publicada entretanto em Diário da República, reduz, de 13 para 12 escalões, a taxa aplicada pelo Governo sobre os salários e fixa em 13% a taxa percentual mínima para ordenados de 100.001,00 a 150.000,00 kwanzas, pertencentes ao segundo escalão. O valor do imposto é calculado sobre o excedente, ou seja, sobre o valor auferido acima dos 100.001,00 kwanzas. Por exemplo, se ganhar 125 mil kwanzas, o IRT será calculado sobre 25 mil kwanzas.

Foto: CRÉDITO

A taxa mais alta pertence ao 12º escalão e será aplicada a salários iguais ou acima dos 10.000.001,00 de kwanzas, que passam a ser tributados em 25%, ou com uma parcela fixa no valor de 2.342.248,00 kwanzas.

O Imposto sobre o Rendimento do Trabalho incide sobre os rendimentos dos trabalhadores por conta própria (profissionais liberais, comerciais e industriais) ou por conta de outrem (trabalhadores dependentes).

Para efeitos deste imposto constituem rendimentos do trabalho todas as remunerações percebidas a título de ordenados, vencimentos, salários, honorários, avenças, gratificações, subsídios, prémios, comissões, participações, senhas de presença, emolumentos, participações em multas, custas e outras remunerações acessórias.

para além dos salários de até 100.000,00 kwanzas estão igualmente isentos do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho os rendimentos auferidos pelos agentes das Missões Diplomáticas e Consulares Estrangeiras, sempre que haja reciprocidade de tratamento, bem como os rendimentos obtidos pelo pessoal estrangeiro ao serviço de Organizações Internacionais.

A isenção do IRT abrange, também, os salários auferidos pelo pessoal estrangeiro ao serviço das Organizações Não-Governamentais, nos termos estabelecidos nos acordos com entidades nacionais, com o reconhecimento prévio por escrito da Administração Geral Tributária (AGT).

Os deficientes físicos e mutilados de guerra, cujo grau de invalidez ou incapacidade seja igual ou superior a 50%, comprovada com a apresentação de documentação emitida por autoridade competente, os antigos combatentes, veteranos da pátria e deficientes de guerra também estão isentos do IRT.