O Governo da Nicarágua decretou hoje o alerta máximo em Manágua e recomendou ao seus habitantes que durmam nas ruas perante a possibilidade de um forte sismo acontecer.

O alerta surgiu depois de uma falha que já provocou vários sismos de pouca profundidade se ter reativado, provocando o pânico entre a população.

O secretário executivo do Sistema Nacional de Prevenção e Mitigação de Desastres (Sinapred), Guillermo González, explicou em conferência de imprensa que a velha falha, que atravessa o estádio nacional de basebol e a lagoa de Tiscapa é a mesma que se ativou e destruiu Manágua a 23 de dezembro de 1972.

O mesmo responsável apelou aos habitantes de Manágua que tomem medidas preventivas como dormir em lugares abertos, sem tetos e explicou que o Presidente do país, Daniel Ortega, já deu instruções para reforçar todas as medidas de prevenção às instituições do Estado e de socorro.

Na tarde de domingo vários tremores de terra a pouca profundidade e a poucos quilómetros do centro de Manágua, puseram em alerta os peritos por, pelo que presumem, se tratar de um efeito dominó após o sismo de magnitude 6,2 na quinta-feira.

i-online