Trump obteve 276 votos no Colégio Eleitoral contra 218 conquistados por Hillary Clinton, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado do primeiro Governo de Barack Obama.

Desta forma, TRump desfez aquilo que era a opinião da esmagadora maioria dos analistas, das sondagens, onde esteve sempre em desvantagem, e sobre aquilo que era o discurso optimista de Hillary Clinton.

No total, a vitória coube ao republicano populista sem experiência política em 27 estados: Kentucky, Indiana, Tennessee, Mississippi, Alabama, Virgínia Ocidental, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Geórgia, Luisiana, Arkansas, Missouri, Texas, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Texas, Montana, Wyoming, Idaho, Utah, Wisconsin e Florida, Pensilvânia, Iowa e Ohio, quatro que conquistou aos democratas.

Hillary Clinton ganhou em 18 estados: Vermont, Rhode Island, Massachusetts, Connecticut, Nova Iorque, Nova Jérsia, Maryland, Delaware, Virgínia, Illinois, Colorado, Novo México, Washington, Oregon, Nevada, Califórnia, Havai e Maine.

Nas eleições presidenciais norte-americanas, o Presidente não é escolhido por sufrágio universal: o voto dos cidadãos vai para um Colégio Eleitoral, solução plasmada na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda (adotada em 1804), que prevê a existência de 538 "grandes eleitores" representativos dos 50 estados norte-americanos - e da capital federal, Washington D.C. (District of Columbia), que conta com três grandes eleitores.

Depois de o Colégio Eleitoral cumprir as formalidades de confirmação de Donald Trump como 45.º Presidente dos Estados Unidos, este tomará posse a 20 de Janeiro do próximo ano.

O seu discurso de vitória, depois de ter recebido um telefonema de Hillary, Trump, como era esperado, não seguiu a mesma linha da campanha e elogiou a ex-secretária de Estado.

Disse que este era o tempo de sarar as feridas e de os EUA surgirem perante o mundo como um país unido e prometeu que será o Presidente de todos os americanos, prometendo ainda fazer renascer o sonho americano, duplicando o crescimento económico do país e aumentar os postos de trabalho.

"Todos os americanos terão a oportunidade de realizarem os seus sonhos", disse.