O duplo atentado ocorreu na localidade de Damboa, no Sábado, e coincidiu com o fim do Ramadão, um dos mais importantes períodos do ritual muçulmano, denominado Eid al-Fitr, onde milhares de devotos se concentram em mesquitas e outros locais sagrados.

Devido ao impacto e violência das explosões, as autoridades locais admitem que o número de vítimas mortais pode crescer nos próximos dias.

O ataque, segundo as agências internacionais, foi perpetrado por dois suicidas e com lançamento de foguetes (RPG"s) para o meio da multidão, provocando morte e pânico numa zona do norte da Nigéria onde o grupo islâmico radical concentra a sua actuação.

Localizada a menos de 100 km"s da capital da província, capital Maiduguri, este ataque, segundo os analistas e membros de ONG"s nigerianas, vem deixar claro que o combate ao terrorismo com a marca do radicalismo islâmico na Nigéria ainda não está ganha, apesar dos esforços e das garantias dadas pelo Governo de Abuja.

O Presidente Muhammadu Buhari tem vindo a fazer sucessivas declarações sobre este problema, entre estas a de que o terrorismo do Bokop Haram está em vias de ser derrotado.

Segundo a soma das vítimas feita pelas agências, desde 2009 já foram mortas mais de 20 mil pessoas e mais de dois milhões foram obrigadas a deixar a região para fugirem a esta ameaça.