O general Wamala, um dos mais conhecidos oficiais ugandeses, ficou ferido no tiroteio que teve lugar hoje mas a sua filha e o seu motorista foram mortos, avançou a televisão estatal do Uganda, citada pelas agências.

O ataque à viatura do governante ugandês ocorreu num subúrbio da Kampala, a capital do Uganda, reportou ainda NBS.

Katumba Wamala foi transportado para um dos hospitais de Kampala em estado considerado grave mas sem risco de vida, revelaram fontes hospitalares citadas pelas agências.

O ataque a viaturas de altas figuras do Estado por indivíduos em motorizadas tem sido o meio mais utilizado nos vários assassinatos que ocorreram nos últimos anos neste país dos Grandes Lagos, tendo sido mortos figuras da Justiça, oficiais da polícia e do Exército, líderes religiosos e políticos.

O Uganda vive uma prolongada crise política devido às sucessivas eleições ganhas pelo Presidente Yoweri Museveni desde 1986, indo já no sexto mandato consecutivo e sempre sob fortes acusações de fraude eleitoral.

Nas últimas eleições que este dinossauro ugandês ganhou, em Janeiro último, a situação assumiu especial gravidade depois de o principal opositor, o músico Bobi Wine, foi detido acusado de fomentar protestos ilegais em Kampala e no resto do país.

Protestos esses que foram fortemente reprimidos pelas forças de segurança, tendo resultado dessa repressão largas dezenas de mortos e centenas de feridos, para além de múltiplas detenções consideradas ilegais por diversas organizações internacionais.