Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - CULTURA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2017 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.

O seu voto informado determina o vencedor. Conheça os três perfis, por ordem alfabética, aqui.


Comissão Nacional para Mbanza Kongo

A Comissão de Património Mundial da UNESCO declarou no dia 08 de Julho de 2017, por unanimidade, o centro histórico da cidade de Mbanza Kongo como Património Mundial da Humanidade.

Este reconhecimento valida o valor histórico desta antiga capital do Reino do Kongo. Ao assumir o compromisso de inscrever Mbanza Kongo como património mundial reconhecido pela UNESCO, a Comissão Nacional para Mbanza Kongo efetivou um projecto ("Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar") supranacional que compromete-se em recriar a história dos espaços africanos e, com isso, garantir a conservação do acervo material e imaterial da histórica cidade.


José Eduardo Agualusa, escritor

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de Dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa, tendo vivido em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim.

É autor dos livros A Conjura (romance, 1988), Prémio Revelação Sonangol, A Feira dos Assombrados (contos, 1992), Estação das Chuvas (romance, 1996), Nação Crioula (romance, 1998), Fronteiras Perdidas (contos, 1999), A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónica, 2000), Estranhões e Bizarrocos, com Henrique Cayatte, (infantil, 2000), Um Estranho em Goa (romance, 2000), O Ano Que Zumbi Tomou o Rio (romance, 2002), O Homem Que Parecia Um Domingo (contos, 2002), Catálogo de Sombras (contos, 2003) e O Vendedor de Passados (romance, 2004).

Grande Prémio de Literatura RTP, Grande Prémio de Conto da APE, Prémio Nacional de Ilustração e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, as obras de Agualusa estão traduzidas para 25 línguas.

Como escritor, Agualusa tem sido ao longo dos anos, e 2017 não foi excepção, um dos mais representativos e notáveis escritores angolanos. Em 2017, José Eduardo Agualusa foi distinguido com o Prémio Literário Internacional de Dublin, pela tradução inglesa do romance "Teoria Geral do Esquecimento".


Paula do Nascimento, Arquitecta

Nascida em Luanda, em 1981, Paula Nascimento estudou na Southbank University e na Architectural Association, em Londres. Em conjunto com Stefano Rabolli Pansera, a arquitecta foi curadora do Pavilhão de Angola na 55.ª Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza, na qual o nosso país venceu o Leão de Ouro para Melhor Participação.

É ainda fundadora e directora da Beyond Entropy Africa, um estúdio de arquitectura, com base em Londres, desde 2010, e com uma filial em Luanda.

Paula Nascimento produz projectos de curadoria, instalações artísticas e dedica-se à investigação nas áreas da arquitectura, urbanismo, análise cultural e arte contemporânea.

Esta arquitecta angolana tem ainda desenvolvido projectos de produção artística que estabelecem diálogos culturais com os desafios da realidade angolana e também universal. É nesta capacidade que Paula Nascimento foi seleccionada (2017) como umas das designers africanas que assinam, em exclusivo, a primeira colecção da IKEA.

VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria CULTURA aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui

Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]