O NOVO JORNAL agradece a disponibilidade dos profissionais que compõem o Júri dos PRÉMIOS PERSONALIDADES DO ANO.

Para definição dos 3 nomeados para cada uma das cinco categorias - Política, Sociedade, Economia, Cultura, Desporto - o Júri teve em consideração:

Personalidades que, no ano em apreço, tenham contribuído para o desenvolvimento da sociedade na sua categoria específica, evidenciado um desempenho distinto e exemplar; Critérios de avaliação tais como contributos na Área de Relevância, Consistência e Carreira, Liderança, Inovação e Criatividade, Interacção com a Comunidade.

Conheça o Júri aqui.


JÚRI POLÍTICA


Domingos das Neves

Domingos das Neves, jurista angolano, é laureado pelo "Institutum Utriosque Iuris" da Pontifícia Universidade de Latrão, no Vaticano.

Tem um master em Relações Internacionais na Faculdade Pontifícia "Seraphicum" em Roma e uma especialização em Direito Internacional Humanitário na Faculdade de Jurisprudência da Universidade Pública Roma III.

É director do Centro de Estudos "Populorum Progressio".


Dalvan Costa

Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola donde é docente cadeira de Direito Constitucional.

Foi Assistente da cadeira de Direitos Fundamentos da Faculdade de Direito da Universidade Metodista (2011-2013). Tem obras publicadas em revistas de Direito nomeadamente: "Objecções Normativas a Cláusula Aberta De Direitos Fundamentais.


JÚRI SOCIEDADE


Cesaltina Abreu

Licenciada em Engenharia Agronómica, com especializações em Protecção de Plantas (IAC/Holanda, 1983), Avaliação de Projectos e Gestão de Empréstimos (BAD, 1987), Gestão de Políticas Macroeconómicas (EDI/BM, 1991), Dimensões Críticas da Gestão de Operações (LTA/BM, 1997), além de mestrado e doutoramento em Sociologia pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Brasil,

Cesaltina Abreu, é Chefe de Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, exercendo as funções de docente como Professora Auxiliar

Co-coordenadora do Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Católica de Angola, Cesaltina Abreu iniciou o seu trajecto profissional, em 1975, colocada pelo DRN na então Secretaria de Estado da Economia e Finanças e em seguida na Sociedade de Fomento de Quicuchi. De Setembro de 1977 a Janeiro de 1991 esteve no Ministério da Agricultura (estruturas produtivas e direcções nacionais), para posteriormente seguir para o Ministério do Planeamento. De Julho 1991 a meados de 1994 foi assessora no Gabinete do Primeiro Ministro e no Ministério do Planeamento. Nos seis anos seguintes foi Directora Executiva do FAZ (Fundo de Apoio Social) para depois seguir por coordenar o Programa da IBIS de apoio a organizações da sociedade civil.

No período de 1999 a 2008 desenvolveu diversas actividades de pesquisa no A-Ip (Instituto de Pesquisa Económica e Social) do qual é membro fundador.

Com várias afiliações a redes nacionais e internacionais, Cesaltina Abreu participou em diferentes júris públicos, além de ter diversos livros e revistas públicas e algumas linhas de pesquisa em curso.


Maria Cristina de Ataíde e Pinto

Docente universitária, doutoranda em História Contemporânea Angolana, vice- presidente da Liga Africana e sócia fundadora da Associação Kalú - naturais e amigos de Luanda -, Maria Cristina de Ataíde e Pinto revela um longo percurso dedicado à dinamização e reflexão sobre a sociedade e cultura angolana.


JÚRI ECONOMIA


Carlos Rosado de Carvalho,

Nascido em Malanje há 54 anos, mas criado no Quimbele (Uíge), Carlos Rosado de Carvalho (CRC) foi com 13 anos foi para Portugal, onde viveu cerca de 33 anos, tendo regressado a Angola em 2008.

Jornalista e professor universitário Carlos Rosado de Carvalho foi fundador da revista de negócios Exame Angola, em 2009, CRC foi, recentemente, director editorial do jornal especializado em economia e finanças Expansão e professor de "Moeda e Bancos" e "Gestão Financeira Internacional" na Universidade Católica de Angola. Presença habitual nos principais canais de televisão e rádio, como comentador de assuntos económicos, é ainda speaker em conferências e seminários, além de consultor.

Licenciado em Economia, em 1985, pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), frequentou o mestrado em Economia Internacional do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) na capital portuguesa.

É especialista em Comércio Internacional, pela COPRAI/Associação Industrial Portuguesa (Lisboa), e Assuntos Europeus, pela Comissão Europeia, Bruxelas, Bélgica. Fez ainda um programa de gestão para executivos no INSEAD, Fontainebleau, França.

Do percurso jornalístico de Carlos Rosado de carvalho fazem parte passagem por publicações como o extinto semanário lisboeta Tempo, Jornal do Comércio, Independente, Lusa, Público ou Exame Portugal, além de ser presença habitual como comentador de assuntos económicos dos principais canais de televisão e de rádio portugueses.

Antes de abraçar a docência em Angola, CRC foi professor de Economia na Universidade Independente, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e do Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE).


Laurinda de Jesus Fernandes Hoygaard

Licenciada em Economia, especialista e doutora em ciências económicas, respectivamente, pela Faculdade de Economia da então Universidade de Luanda e Universidade Técnica de Dresden, Alemanha, fez carreira académica, científica e administrativa na Universidade Agostinho Neto, tendo sido proposta e, posteriormente, eleita como Primeira Reitora desta Comunidade Académica.

É Professora Titular e especialista em disciplinas de Macroeconomia, Política Económica e Desenvolvimento Económico, entre outras. Em simultâneo com o percurso estudantil e profissional exerceu altos cargos em Ministérios e Comissões da Administração Pública e, como terceira dimensão da actividade profissional exerceu e exerce funções de consultoria, na elaboração de estudos, projectos e acções de formação profissional, em instituições universitárias e outras organizações, nacionais e internacionais.

É membro fundador de organizações nacionais e internacionais, participou e organizou, em Angola, diversos fóruns de debate e esteve presente em variadas conferências internacionais em representação de Angola, quer no âmbito universitário quer de outras organizações como a SADC.


JÚRI CULTURA


Isaac Paxe

Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e mestrado em Administração Escolar, pela Lynch School of Education da Boston College (EUA), Isaac Paxe possui ainda uma licenciatura em Ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira pela Universidade Agostinho Neto.

Lecciona, actualmente, nos programas de graduação e de pós-graduação (Mestrados) no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) em Luanda, vocacionado à formação de professores e outros profissionais da educação.

Foi Decano da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade Independente e é diretor do Centro de Estudos Multidisciplinares do ISCED Luanda, bem como coordenador dos cursos de Mestrado no ISCED de Luanda.

Recentemente nomeado para Director-geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação do Ministério da Educação, Isaac Paxe tem como interesse a pesquisa na área da Educação, com ênfase na Política Educacional, com foco nos seguintes temas: gestão democrática de sistemas e de unidades escolares, custos da educação, análise de políticas educacionais e financiamento público da Educação e políticas de formação de professores.

Isaac Paxe tem publicações diversas sobre as questões da educação em Angola.


Jacques Arlindo dos Santos

Jacques Arlindo dos Santos, é natural de Calulo, Libolo, onde nasceu a 6 de Outubro de 1943. É escritor e editor, cronista e activista cultural. Fundador e Presidente da Associação Recreativa e Cultural Chá de Caxinde por largos anos, é membro da União dos Escritores Angolanos, da ADRA e da Associação Tchiweka de Documentação.


JÚRI DESPORTO


Arlindo Manuel Macedo de Oliveira

Locutor da rádio, repórter, realizador, tem Arlindo de Oliveira tem o seu local de trabalho na Rádio Nacional de Angola desde 24 Fevereiro de 1977.

Locutor, redactor e repórter entre 1977 e 1992, Arlindo de Oliveira desempenhou a função de realizador entre 1984 e 1995 e director de programas de 1993 e 1994.

Criador do projecto Rádio Cinco, foi correspondente da TSF e dos serviços em português da British Broadcasting Company (BBC), Deutsche Welle (DW) e Radio France International (RFI) entre 1993-1999.

Licenciado em Ciências da Comunicação e Jornalista de 1.ª Classe e Técnico Principal da RNA, desde 2012, Arlindo de Oliveira é assessor do Presidente do Conselho de Administração da RNA.


João Miguel da Silva Candembo

Com 34 dos seus 53 anos dedicados ao jornalismo, João Candembo iniciou a actividade profissional na ANGOP enquanto redactor-repórter, em 1984.

O seu percurso levou a colaborar com a JDM, revista Golo, jornal Angolense, Semanário Angolense ou revista AngolaSim.

Depois de um período como consultor de media, João Candembo tornou-se, em 2014, correspondente da Agenzia Gionalista Italia (AGI) para, em 2017, abraçar o cargo de editor no Correio Angolense.

Entre as colaborações contam-se o Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, semanário A Capital, Novo Jornal, Rádio Havana Cuba (Cuba), O Diário, O Jogo, Semanário Desportivo e SIC (Portugal).

João Candembo foi distinguido, entre outros, com o Prémio FIBA-África, pela contribuição no desenvolvimento do basquetebol em África (2009), Prémio Voluntário do Desporto do Comité Internacional Olímpico (2002) e Maboque de Jornalismo (1999).


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Consulte o regulamento do Passatempo aqui

Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão envie um e-mail para [email protected]