Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - CULTURA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que mais se distinguiram nesta categoria.
A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do méritoe da excelência daqueles que contribuem para o progesso em Angola.
O seu voto informado determina o vencedor. Conheça as três personalidades por ordem alfabética aqui:
CINE ZUNGA
Cine Zunga é uma iniciativa de cinema ao ar livre, realizada pela produtora Geração 80, com o apoio institucional do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA) e do Governo Provincial de Luanda (GPL). O projecto, que arrancou em Agosto do ano passado, na Centralidade do Kilanmba, visa alcançar um milhão de espectadores em cinco anos e realizar exibições em todos os 164 municípios de Angola.
As sessões normalmente contam com parcerias de outras produtoras e figuras conhecidas do cinema nacional, que interagem com o público. Já contou com a colaboração de diferentes produtoras, como a Criações Imediatas, Mbanji Studios e Power House.
Desde o lançamento do projecto até Março último já foram exibidos mais de 35 filmes, com um registo de uma audiência superior a 35 mil espectadores, em mais de 20 sessões realizadas nos bairros do Bita Progresso, Bita Vila Flor, Bita Santo António, Terra Nova, Camama 2, KK 5000, além da Centralidade do Kilamba. Esteve também nos municípios de Belas, Ingombota, Prenda e Rangel, em Luanda, Cidade do Sequele, em Cacuaco, Tala Hady e Calawenda, no Cazenga, no Grafanil, em Viana.
O projecto procura mostrar a importância da democratização do acesso ao cinema.
CLÁUDIA PÚCUTA | Actriz
Cláudia Rosa Púcuta é actriz do grupo Elinga Teatro e da série das redes sociais: Super Pakata. Iniciou sua carreira no teatro há mais de 20 anos, na igreja. Apresentou mais de vinte peças em palcos nacionais e internacionais. Na televisão, representou em destacados projectos como "Jukulumesso" e "Muxima". É formada em ciências da comunicação.
No ano passado venceu os prémios Sotigui 2023, na categoria de "Melhor Actriz da África Austral", ao deixar para trás Christelle Suzanne, das Ilhas Maurícias, e Sabina, de Moçambique.
Cláudia levou à melhor com o personagem "Domingas", do filme "Nossa Senhora da Loja do Chinês", assinado pela produtora Geração 80. Ainda em 2023 a actriz venceu a segunda edição dos prémios Unitel Angola Move, na categoria de Melhor actriz.
Editora MAYAMBA
A Mayamba é uma editora comercial de caracter generalista, criada a 8 de Março de 2010, data de lançamento do primeiro livro, de autoria do escritor Luís Fernando.
O nome é homónimo da avó materna do editor e fundador Arlindo Isabel, que quando partiu para a eternidade, deixou mais de 40 licenciados na família, entre netos, sobrinhos, bisnetos. Em kikongo, Mayamba tem um significado polissémico. É assim designado o lugar onde se tratam problemas de óbito, mas também significa "consenso".
A editora publica essencialmente autores angolanos e estrangeiros que escrevem sobre Angola. Em 11 anos de actividade, a Mayamba Editora tem mais de 300 títulos publicados e 11 colecções.
VOTE E HABILITE-SE A GANHAR UMA DE 10 ASSINATURAS DIGITAIS ANUAIS DO NOVO JORNAL
Consulte o regulamento do Passatempo aqui
Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]