Durante a visita ao país, John Kerry vai reunir-se com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, para "enaltecer a liderança de Angola à frente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e encorajar o contínuo engajamento pessoal do Presidente no processo de paz nos Grandes Lagos", lê-se na nota do departamento de Estado.

John Kerry chegou a Angola depois de passagens por Adis Abeba, Etiópia, e Kinshasa, República Democrática do Congo, onde debateu temas como o desenvolvimento democrático, o respeito pelos direitos humanos e o avanço da paz e da segurança.

Nesta viagem a África, o secretário de de Estado norte-americano abordou ainda o tema dos investimentos dos Estados Unidos no âmbito do Plano de Emergência do Presidente para o Combate ao SIDA (PEPFAR, sigla em Inglês).

A deslocação do governante dos Estados Unidos da América a Luanda Angola inclui-se num período de grande actividade diplomática, estando prevista para esta semana a chegada a Angola do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

O presidente Eduardo dos Santos regressou ontem, sábado, a Luanda, depois de ter estado na última semana em visitas oficiais a França e ao Vaticano.

Em Paris reuniu-se com o seu homólogo, François Hollande, e com empresários gauleses, tendo deixado o desafio para que invistam na diversificação e crescimento da economia angolana. No Vaticano, o Chefe de Estado angolano encontrou-se com o Papa Francisco, a quem convidou para visitar o país, em 2016, tal como já aconteceu no passado com os papas João Paulo II e Bento XVI.

Redacção Novo Jornal