Em comunicado enviado na sexta-feira à agência Lusa, o partido no poder em Angola desde 1975 informa que é representado na direcção da Internacional Socialista pelo secretário do bureau político do Comité Central para as relações internacionais, Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse".
A reeleição do MPLA para um terceiro mandato na vice-presidência da Internacional Socialista aconteceu na cidade de Cartagena, durante o 25.º congresso daquela organização, que decorre até sábado.
Foram também eleitos o grego George Papandreou, como presidente da IS e o chileno Luís Ayala, como secretário-geral.
Já com o MPLA na vice-presidência daquele organismo, Luanda recebeu em Novembro de 2015 uma reunião anual do conselho da Internacional Socialista.
"As grandes potências normalmente interferem muito na vida dos povos, eles querem ser os patrões do mundo, isso já desde há muito tempo. E sobretudo os antigos colonizadores, acham que ainda têm que interferir na vida dos povos independentes", criticou, durante o encontro de Luanda, o dirigente do MPLA Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse".
Na ocasião estiveram representados em Angola 160 partidos de todo o mundo.
A Internacional Socialista é considerada a maior organização mundial dos partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas.