Esta segunda-feira, 17, a direcção do BD confirmou que o secretário nacional da juventude, Adilson Manuel, foi detido na 5ª enquadra do bairro Alvalade, na companhia de outros activistas da sociedade civil, por quererem saberem informações sobre 11 jovens detidos no dia 11 de Novembro pela Polícia Nacional.

"Passámos na 5ª esquadra e fomos informados apenas da presença nesta unidade dos activistas da sociedade civil detidos: Faustino Kanegue, Dumilde Quicassa e Tanaice," informa a direcção do BD, acrescentando que em várias unidades políciais por onde passaram não foi localizado o secretário nacional Adilson Manuel.

De acordo com o BD, a "detenção arbitrária" de Adilson Manuel e dos activistas " é um sinal lamentável de intolerância e um retrocesso no percurso de construção de um Estado de Direito democrático".

"Repudiamos firmemente estas detenções e apelamos à comunidade nacional e internacional, de que daremos nota pelos circuitos diplomáticos, para que se manifeste em defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas em Angola", acrescenta o documento.

O BD exige ainda uma investigação transparente e rigorosa sobre as circunstâncias desta detenção e a responsabilização dos agentes que actuaram em violação da Lei.