"Neste Orçamento Geral do Estado 2024, a clinica Multiperfil tem uma verba alocada de 14 milhões de dólares. Sendo uma unidade hospitalar que recebe dinheiro de todos cidadãos angolanos, porque é que não funciona como outros hospitais, nomeadamente o Josina Machel, o Hospital do Prenda (...) e o Lucrécia Paim, onde os cidadãos são atendidos sem constrangimentos financeiros?", questionou o deputado da UNITA, Manuel da Fonseca, durante o debate do OGE na especialidade no Parlamento.
O deputado acrescentou que a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, tem "muitas limitações" para dar uma explicação minuciosa nos debates na Assembleia Nacional, porque, segundo informações, a clinica Multiperfil faz parte dos órgãos dependentes e tutelados pela Casa Militar da Presidência da República.
"Agora percebemos porque é que a senhora ministra da Saúde tem muitas limitações para falar desta clinica que anualmente recebe milhões de dólares dos cofres do Estado. É uma unidade hospitalar que formalmente está inserida como parte dos órgãos dependentes e tutelados pela Casa Militar da Presidência da República, segundo informações que recebemos", disse no Parlamento o deputado Manuel da Fonseca.
Refira-se que no ano passado o Presidente da República (PR) aprovou, em dois despachos distintos, um total de 13 milhões de dólares para investir na reabilitação da Clínica Multiperfil, como avançou o Novo Jornal.
Foram dois procedimentos de contratação emergencial em obras para assegurar "uma imagem mais condigna à clínica, garantindo uma assistência médica de qualidade aos utentes e consequentemente melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários".
A Clinica Multiperfil foi criada pelo decreto ministerial 33/02, tendo-lhe sido atribuída a categoria de Instituto Público, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Inaugurada a 08 de Novembro de 2002, pelo Presidente José Eduardo dos Santos, a Multiperfil nasceu com o objectivo de ser um centro formador e disseminador de conhecimentos nas áreas médicas de maior complexidade tecnológica.