O despacho presidencial é omisso quanto à empresa responsável pela venda dos 500 autocarros que deverão juntar-se aos 1500 adquiridos pelo Ministério dos Transportes.

Fica a dúvida se vai acontecer o que sucedeu com a compra dos 1500 autocarros adquiridos também no âmbito do Programa da Mobilidade Escolar: um contrato celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Adone Project Management, actual denominação da Asperbras Ltda, segundo o site oficial da empresa.

De lembrar que a Asperbras, Lda, uma sociedade registada em Luanda mas que tem como sócio maioritário a Asperbras Development LLP, é uma companhia sedeada nas Ilhas Virgens Britânicas, um conhecido paraíso fiscal, e cujos sócios maioritários são os brasileiros José Roberto e Francisco Carlos Colnaghi.

Numa consulta aos Diários da República foi fácil perceber que a empresa Asperbras Veículos Comerciais Lda, fundada em 2007, em Luanda, com um milhão de kwanzas, reforçou em Maio de 2021 o capital social para os 6,6 mil milhões de kwanzas.

A Asperbras, agora Adone Project Management, está referenciada num caso de corrupção internacional e branqueamento de capitais, que envolve a família do presidente Denis Sassou-Nguesso, como o Novo Jornal avançou a 9 de Agosto de 2019 (ler aqui). O presidente congolês é também um dos visados no caso Pandora Papers, trazido a público pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, sigla em inglês), que pode consultar aqui.