João Lourenço deixou estas palavras de conforto para a PGR quando dava posse a um grupo de 12 novos procuradores, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, tendo-lhes pedido na ocasião uma maior dinâmica no reforço da PGR nesta luta contra a corrupção e o peculato.

Nesta intervenção, o Presidente da República sublinhou ainda o papel do Ministério Público no conjunto das entidades que administram a justiça em Angola, como fica evidenciado pela demonstração de empenho nos últimos anos na luta contra o crime, "muito em particular na luta contra o crime de colarinho branco".

Estas declarações de João Lourenço surgem horas depois de ter sido divulgado pela imprensa portuguesa que a PGR já conta com uma lista onde surgem detalhados os nomes dos angolanos com fortunas naquele país, incluindo os pormenores, contas bancárias, imóveis, investimentos...

De acordo com o jornal Correio da Manhã, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) da Procuradoria-Geral da República (PGR) portuguesa fez chegar a Angola a lista das maiores fortunas, que inclui os nomes de Isabel dos Santos, Tchizé dos Santos ou Zenu dos Santos.

Este jornal avança ainda que alguns dos nomes mais sonantes de angolanos com grandes fortunas em Portugal foram deixados de fora desta lista, embora as razões não sejam conhecidas.

O "dossier" enviado para Luanda conta com mais de 7.000 páginas onde estão detalhados ao pormenor as contas bancárias, os investimentos financeiros e as propriedades, nomeadamente imóveis e participações em empresas destas pessoas.

Esta lista é a resposta portuguesa ao pedido da PGR angolana de ajuda para localizar os bens que angolanos referenciados pela justiça possuem em Portugal com o objectivo de os recuperar para o Estado considerando que estes foram obtidos com recurso ao erário público.

O documento, garante o jornal português, foi entregue em mão por um funcionário da PGR angolana, sendo que algumas destas contas e bens já estão congeladas ou identificadas no âmbito de processos a decorrer nos dois países.

Para além dos filhos do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, segundo o Correio da Manhã estão ainda na lista os generais Hélder Vieira Dias e Leopoldino Fragoso do Nascimento. O ex-vice-Presidente Manuel Vicente e o banqueiro Álvaro Sobrinho são nomes que o jornal diz que ficaram de fora da lista, sem, no entanto, avançar quaisquer justificações.