Na nota emitida pela Presidência da República, surge ainda em destaque para análise dos 23 membros que compõem este órgão de consulta do Chefe de Estado, surge ainda em destaque a questão dos serviços de inteligência e de segurança do Estado, a segurança pública e os direitos humanos.

Neste encontro marcado para ter início às 09:00 desta segunda-feira, 25, vai ainda ser analisado o Projecto de Lei de Segurança Nacional.

Esta é a 2ª reunião ordinária do Conselho de Segurança Nacional, que, entre outros, agrega, além dos cargos políticos dos órgãos de soberania e da Justiça, vários ministros e chefes militares, das forças de segurança e da "intelligentsia" nacionais.

Além dos elementos, estarão presentes também membros convidados e um grupo técnico formado por outras entidades que intervêm na área de segurança nacional.

Este encontro acontece logo após a chegada do Presidente João Lourenço de Nova Iorque, onde esteve para participar na 78ª Assembleia-Geral da ONU.

Esta "reunião do mundo" nas Nações Unidas teve nas questões da segurança global, desde logo com a guerra na Ucrânia e os novos alinhamentos globais, como pontos focais das dezenas de discursos ali proferidos, entre estes o do Chefe de Estado angolano.