Os filhos de Savimbi foram à Cidade Alta agradecer "o gesto e a coragem política" demonstrada pelo Presidente da República (PR), João Lourenço, no processo de trasladação dos restos mortais do seu pai, o que permitiu a realização de um funeral condigno do fundador do maior partido da oposição, sepultado em Lopitanga, a sua terra natal, na província do Bié, no dia 1 de Junho de 2019.

Durão Sakaita Savimbi, filho mais velho de Jonas Savimbi, disse à imprensa que é necessário reconhecer o empenho de João Lourenço no processo das exéquias fúnebres do fundador da UNITA.

"Viemos dar um sinal forte ao PR, porque saímos de um passado recente muito difícil e a pessoa que teve a coragem política de fechar esse processo e devolver o corpo do nosso pai à família foi de facto o Presidente República João Lourenço", afirmou

"Quisemos, com esse gesto, dizer que estamos satisfeitos e que acções desta natureza devem continuar para termos uma Angola melhor e reconciliada", acrescentou.

A urna com as ossadas de Jonas Savimbi foi entregue à família e à direcção da UNITA no dia 31 de Maio de 2019, um dia antes do funeral, no município do Andulo, província do Bié, depois de uma reunião de emergência entre o ex-presidente do "Galo Negro", Isaías Samakuva, e o chefe de Estado, João Lourenço.

Segundo a UNITA, mais de 150 mil pessoas assistiram ao funeral de Jonas Savimbi em Lopitanga.

Jonas Malheiro Savimbi nasceu em Agosto de 1934 na província do Bié e foi morto em combate na zona de Lucusse, Moxico, a 22 de Fevereiro de 2002.

Depois da sua morte, o Governo assinou os acordos de paz de 4 de Abril de 2022 com a UNITA.