Efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) voltaram a surpreender recentemente, em Cabinda, elementos de uma rede de supostos burladores, no âmbito de uma micro-operação, cujos integrantes se faziam passar, por meio de chamadas telefónicas e redes sociais, pelo recém-nomeado governador provincial de Benguela, Luís Manuel da Fonseca Nunes.

Segundo o SIC, no seu sítio na internet, a detenção dos três implicados decorreu na senda de acções de combate à criminalidade, com destaque para os crimes de burla por defraudação, nos bairros Cabassango, Lombo-Lombo, 4 de Fevereiro e Povo-Grande.

Os supostos burladores, com idades compreendidas entre 30 e 38 anos, usavam documentos falsos, passados em nome do actual governador da província de Benguela e de outras individualidades do Aparelho do Estado, um tipo de crime que, conforme o órgão, se tem registado, com frequência, em Cabinda.

"Os cidadãos ora detidos criaram perfis falsos em nome de governantes e de outras individualidades ligadas ao Aparelho do Estado, com o fito de ludibriar os citadinos, com promessas de emprego, prestação de serviços e venda de bens diversos", lê-se na nota do SIC.

Os efectivos daquele órgão do Ministério do Interior encontraram, em posse dos acusados, três (3) cartões de débito, dois (2) telemóveis - meios eram usados na prática dos crimes -, uma (1) suposta cópia do Bilhete de Identidade do cidadão e governador em causa.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)