Os cidadãos dizem que a falha no sistema de pagamento começou no domingo, 03, e ficou mais evidente esta segunda-feira.
Em diversas agências da ENDE, como apurou o Novo Jornal nos bairros do Nova Vida, Cazenga, Rangel, Golf I e II, a falha de sistema de pagamento também se verifica desde domingo.
Até ao dia de ontem, segunda-feira, os clientes do pré-pago que pretendessem carregar a energia eléctrica, não conseguiam, o que levou muitos cidadãos a efectuar reclamações junto da direcção central da ENDE em Luanda.
"Viemos carregar a energia na sede porque nas agências e nos multicaixas há falha de sistema", disseram vários cidadãos.
Mauro Mendes, Paulo Afonso e Luís Bernardo, jovens com quem o Novo Jornal conversou na agência central da ENDE, no São Paulo, estão desde domingo sem energia por não conseguirem efectuar o pagamento nos multicaixas.
Os três jovens lamentam o facto da ENDE até agora não resolver ou explicar aos cidadãos o que realmente se passa.
Entretanto, funcionários da ENDE admitem a existência de avarias no sistema e não compreendem por que razão a direcção não comunica.
O Novo Jornal soube de fonte segura que a falha verificada no sistema pré-pago da Empresa Nacional de Distribuição de Energia é em todo o País.
Sobre o assunto o Novo Jornal tentou sem sucesso ouvir esclarecimentos da direcção-geral da ENDE.