São mais de 60 apartamentos que compõem este edifício com mais de meio século desde a sua construção, com centenas de moradores, que voltam a estar sob risco de um colapso estrutural, embora isso ainda esteja a ser avaliado pelas equipas da protecção civil e bombeiros que se deslocaram para o local durante a noite de segunda-feira, 01 de Maio.

O governador de Luanda, Manuel Homem, e o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, também estiveram no local para avaliar a situação, tendo o Governo Provincial divulgado, horas depois, um comunicado em que acentua que a função da peça em causa é, sobretudo, de carácter estético, pelo que não compromete a estabilidade e a segurança estrutural do edifício. Tal conclusão, segundo o comunicado, foi confirmada pela inspecção preliminar realizada pela equipa técnica no local, mas os trabalhos de peritagem prosseguem.

Uma fonte que estava no local quando os moradores começaram a juntar-se na área do colpaso desta travessa, na segunda-feira à noite, disse ao Novo Jornal que entretanto não tinham ocorrido outros sinais de iminente colapso, mas o receio instalou-se entre os moradores.

Este é o terceiro edifício a apresentar risco de ruina, tendo um deles, na Comandante Valória acabado por colapsar efectivamente, estando o Lote 1, também no Prenda, em risco e já sem moradores.