De acordo com Manuel Pedro, a unidade conta com dois bancos de urgência, designadamente, um de Medicina Geral e outro de Cirurgia e Ortopedia, sendo que o primeiro funciona com três especialistas e os restantes com dois.

"O Banco de Urgência de Medicina Geral atende a 100 pacientes e o de Cirurgia e Ortopedia, a 50", detalha o médico.

Segundo Manuel Pedro, no geral, o Hospital Regional de Malanje dispõe de 58 médicos, entre os quais 35 nacionais e 23 expatriados. Para o especialista, essa cifra não chega para dar resposta ao elevado número de pacientes que acorrem, todos os dias, àquela unidade de saúde, num registo diário a rondar os 350 pacientes.

"É necessário o triplo de médicos do que a instituição dispõe", resume o porta-voz da maior unidade hospitalar de Malanje, antes de se queixar do facto de a estrutura "ter em falta muitas consultas de especialidade, sendo esse problema o "calcanhar de Aquiles" da unidade", deixando-a impossibilitada de responder a diversas patologias com que pacientes da província e arredores dão entrada no hospital.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)