Os menores, com idades entre os cinco e os nove anos, de acordo com o porta-voz da PN-Uíge, Freitas Zama, foram encontrados na aldeia Lula, no município de Milunga, no último fim-de-semana.
Em declarações às autoridades, a mãe dos menores disse que o sequestro aconteceu no mês de Julho de 2023, no município do Cazenga, numa altura em que se deslocou à província do kuando kubango e deixou os meninos aos cuidados do avô.
Alguns dias depois, a mulher recebeu a informação de que os seus filhos tinham sido sequestrados por dois cidadãos nacionais, que, segundo os menores, são chamados "papá Mayala" e "Liliana".
A família fez uma participação às autoridades e o caso começou a ser investigado, tendo os menores sido localizados naquela região do Uíge, após um ano e quatro meses fora do seio familiar.
A polícia conseguiu encontrar os irmãos graças a um indivíduo que fez uma denúncia depois de ter reconhecido, no bairro, os meninos que estavam a ser procurados. Quanto aos responsáveis pelo seu desaparecimento, a PN assegura que ainda não se sabe nada sobre o seu paradeiro.
As crianças já se encontram no seio familiar e a polícia garante que diligências vão prosseguir para localizar e responsabilizar criminalmente os sequestradores.