O Novo Jornal apurou no local que o camião cisterna foi entregue à Administração da Quiçama, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Entre os detidos confessos, está um funcionário da Administração Municipal da Quiçama e outros três elementos, um mecânico, um motorista e um desempregados, estando ainda dois foragidos, acusados de criarem uma associação criminosa que resultou no furto do camião.

Segundo o director do departamento de comunicação do SIC-Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, esta operação foi desencadeada mediante denúncia que dava conta de um crime de furto de um camião cisterna de água, de marca, Sinotruck, pertencente à Administração Municipal da Quiçama e que resultou na detenção de um cidadão de nacionalidade cubana pela posse do referido veículo.

"Após a detenção, o cidadão cubano revelou como adquiriu o camião cisterna e argumentou que comprou no valor de 16 milhões de Kwanzas", afirmou Fernando de Carvalho, em declarações ao Novo Jornal.

O responsável adiantou ainda que, após um trabalho de investigação no âmbito da sua estratégia de combate à criminalidade, foi possível trabalhar com o cidadão cubano e deter mais quatro elementos.

"Todos os detidos durante os interrogatórios após às detenções confessaram a autoria do crime e depois foram enviados ao Ministério Público junto do SIC, onde lhes foi aplicada a medida de coacção de prisão preventiva", descreveu, sublinhando que as investigações prosseguem para localizar e deter os dois indivíduos que continuam em parte incerta.