Pelo menos duas pessoas já morreram de fome e dezenas outras foram picadas por cobras e escorpiões este ano no bairro dos Cabrais, zona que acolhe as centenas de famílias afectadas pelas enxurradas de Março de 2015, que mataram cerca de 100 pessoas e deixaram rastos de destruição com prejuízos incalculáveis.

O espaço, localizado a cerca de 30 quilómetros da cidade do Lobito, junto à estrada que liga a cidade portuária à Canjala, é descrito pelos moradores como um local onde reina a penúria e o sofrimento.

Seis anos depois, conforme apurou o Novo Jornal, após uma visita ao local, as famílias continuam a viver em casas inacabadas (sem chão, janelas, nem portas) e tendas dadas pelo Governo, num bairro onde não há água potável, energia eléctrica, transporte e nenhum outro tipo de serviço básico. O acesso ao bairro é sofrível e faz-se através de uma rua de terra batida e coberta de capim, como constatou o NJ, que teve de dar várias voltas para conseguir chegar ao local, que tem como vizinhos apenas o capim e o gado que por aí pasta.

Entre tristeza e lamentações, devido à extrema pobreza, há quem se diga "esquecido em condições desumanas" pelas autoridades, quando até houvera promessas de casas condignas.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)