Para passarem a fazer a cobertura dos jogos do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, vulgo Girabola, os jornalistas angolanos serão obrigados pela FAF a tratar a "Licença Mais", que irá possibilitar-lhes o acesso aos diferentes palcos futebolísticos que irão acolher os mais de 480 encontros da prova maior, apurou o Novo Jornal de fontes ligadas ao processo.

António Muachilela, jornalista e director do Gabinete de Comunicação e Markentig, admitiu a este jornal que "a FAF não está a inventar nada, muito pelo contrário, só está a cumprir o que consta dos regulamentos do Girabola". O responsável assegurou que, relativamente a mais detalhes sobre o assunto, os jornalistas deverão contactar a direcção da AIDA, por ser o órgão que tem intermediado com o elenco de Artur Almeida e Silva.

Segundo o director, a "Licença Mais" irá custar três mil kwanzas, mas, em caso de perda do documento por parte do jornalista, esse poderá fazer uma segunda via no valor de oito mil Kz e 15 mil para a terceira. "Caso o jornalista deixe perder a terceira via do documento, António Muachilela adverte que não terá outra emissão durante a época, sendo que o mesmo terá de solicitar outro, apenas na edição do Girabola".

Por o trabalho dos profissionais de comunicação social ser público, a "Licença Mais", logo que foi anunciada, espoletou uma polémica no seio da classe jornalística desportiva angolana.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)