O responsável falava a margem do Workshop sobre o tema A importância das estatísticas no apoio ao Desenvolvimento, enquadrado nas comemorações do Dia Angolano de Estatística(6 de Fevereiro).
De acordo com o novo produto, acrescentou, o INE vai deixar de recolher somente preços para Luanda e faze-lo para as 18 províncias, representando um avanço tendo em conta que em termos Angola será um dos poucos países a fazer isso.
Referiu que a instituição tem o serviço de ficheiro único de empresas, onde estão cadastradas as empresas existentes no país e o seu objecto social, assim como as em vias de constituição.
Segundo Camilo Ceita, é objectivo do INE aumentar a cultura estatística, como deve ser utilizada e produzida para que todos saibam usar este instrumento valioso para planificação e desenvolvimento.
Por outro lado, disse ser objectivo do encontro, realçar a importância das estatísticas como instrumento de apoio ao serviço das sociedades, promovendo assim um desenvolvimento cada vez mais sustentável.
Estão em análise no evento, a metodologia da produção do índice de preços ao consumidor, a cartografia como instrumento de apoio à produção estatística, a apresentação das contas preliminares de 2013 e as estatísticas de conjuntura económica.
O Dia 6 de Fevereiro é comemorado como nacional de estatística como recomendação da União Africana e da SADC.
Angop/NJ