A informação consta do memorando assinado esta segunda-feira, em Luanda, entre o Afreximbank e a Organização Africana dos Produtores de Petróleo (OAPP), à margem do 8º congresso desta organização.

O acordo, cuja assinatura foi testemunhada pelo Presidente João Lourenço, determina também a criação do "Banco de Energia".

Pela Organização Africana dos Produtores de Petróleo assinou o memorando o seu secretário-geral, Osmar Ibrahim, enquanto o Afreximbank foi representado pelo director para as relações com clientes.

A decorrer até à próxima quinta-feira, 19, o Congresso e Exposição de Petróleo de África está a ser promovido pela Organização Africana dos Produtores de Petróleo em parceria com o Governo de Angola e reúne mais de duas dezenas de especialistas africanos, europeus e americanos.

Além do ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, a lista de oradores inclui também os homólogos do Níger, Mahamane Sani Mahamadou, do Gana, Matthew Opoku Prempeh, da África do Sul, Samson Gwede Mantashe e da Costa do Marfim, Thomas Camara.

A Organização Africana dos Produtores de Petróleo foi criada a 27 de Janeiro de 1987 em Lagos, na Nigéria, para servir de plataforma de cooperação e partilha de conhecimentos e experiência entre os países africanos produtores de petróleo.