A República Popular da China foi o principal fornecedor de produtos importados por Angola no segundo trimestre de 2021, atingindo o valor comercial de 276 mil milhões de kwanzas, compatível a 440 milhões de dólares, representando um aumento de 86% em relação aos 148,5 mil milhões Kz do mesmo período do ano passado, observou o Novo Jornal o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) do ano em curso.

Efectivamente, de Abril a Junho do corrente ano, Angola importou mercadoria de mais de 20 países no mundo no valor de 3,5 biliões Kz, equivalente a 5,6 mil milhões de dólares, sendo que produtos provenientes da China representaram 8% do montante bruto.

Já Portugal foi o segundo maior fornecedor de produtos para o País, com importação na cifra dos 214 mil milhões Kz, simbolizando uma participação de 6% dos 3,5 biliões Kz. Deste modo, a importação lusa cresceu 17%, uma vez que, no segundo trimestre de 2020, os produtos provenientes de Portugal ficaram na ordem dos 184 mil milhões Kz.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)