Na província de Cabinda, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) efectuou o licenciamento de 13 projectos mineiros nos últimos tempos, mas cinco estão paralisados por fraca capacidade financeira das empresas, revelou ao Novo Jornal o administrador-executivo da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), João Chimuco.

Conforme constatação deste semanário ao documento da agência supracitada, os cinco projectos paralisados estão ligados à prospecção de ouro na província mais a Norte do País. Estando no leque de concepções "emperradas" a Sociedade Mineração Ganda Gango, Andracam Empreendimentos, Acimorjavagrapac, Jomorsac e Tando Caio, esse último com o título de prospecção já caducado.

Segundo o responsável, que fazia o ponto da situação dos projectos visitados na província de Cabinda, para além da questão financeira, existem projectos que não estão bem estruturados do ponto de vista de concepção, estando, por isso, "paralisados, ociosos e sem qualquer actividade".

No que toca ao incumprimento por parte das firmas, realçou que, no momento da atribuição dos projectos mineiros, as empresas tinham noção dos encargos inerentes à actividade a desenvolver.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/