"Neste âmbito a comissão de mandatos abriu mais uma excepção até 27 de Janeiro", disse ao Novo Jornal uma fonte desta comissão que confirmou que até ao momento não existe qualquer candidatura formalizada.
"A comissão de mandatos do congresso está aberta para recepcionar todos os possíveis candidatos à liderança da JURA e fornecer informações inerentes aos requisitos necessários", acrescentou a fonte, salientando que estão já em curso as conferências visando a eleição de delegados ao congresso em cada província.
O congresso, que vai decorrer sob o lema "JURA - Inovar e Mobilizar para Vencer", está marcado para os dias 15, 16 e 17 de Março deste ano.
Relativamente a potenciais concorrentes à direcção da JURA, fontes da UNITA falam em Nelito Ekukui, actual secretário provincial do principal partido da oposição em Luanda, e em Domingos Palanca, secretário da JURA, também de Luanda.
Domingos Palanga, 35 anos, eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Luanda nas últimas eleições gerais de 2022, disse que tem intenção de concorrer ao cargo de secretário-geral da JURA para responder ao pedido de um conjunto de quadros, membros do comité nacional da JURA e da sua comissão permanente.
No que diz respeito ao secretário provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekukui, este ainda não veio a público manifestar a intenção de se candidatar à presidência da JURA.
A Juventude Revolucionária Unida de Angola foi fundada a 18 de Julho de 1974, por David Janotão, que foi o primeiro presidente da organização juvenil.