Em entrevista ao canal de televisão suíço em língua italiana RSI, o líder mundial da Igreja Católica observou que o mundo está a assistir ao que pode ser considerado uma guerra mundial, dado o envolvimento das grandes potências no conflito em território ucraniano.

"Em pouco mais de cem anos houve três guerras mundiais: 1914 - 1918, 1939 - 1945 e esta, que é uma guerra mundial. Começou aos poucos e agora ninguém pode dizer que não é global", afirmou.

"O campo de batalha é a Ucrânia. Ali, lutam todos. Isto faz pensar na indústria das armas. Faz-se guerra, vendem-se armas, experimentam-se novas", disse o Papa, manifestando-se contra as "guerras santas".

"O conflito no Iémen, na Síria, os pobres Rohingya em Myanmar. Porquê tanto sofrimento? As guerras aniquilam. Não há espírito de Deus. Não acredito em guerras santas".

A entrevista, da qual são conhecidos apenas alguns excertos, será transmitida na íntegra no próximo domingo, mas algumas declarações do Papa têm estado em foco na imprensa internacional esta sexta-feira.