Quénia: Raila Odinga e William Ruto em luta renhida pela Presidência
As eleições no Quénia, que tiveram lugar na terça-feira, receberam da União Europeia, que enviou para o país uma das suas maiores missões de observação eleitoral, um largo elogio pelo que considera a demonstração de um "compromisso com a democracia e a governação inclusiva". Os resultados apurados até agora indicam que Raila Odinga soma 49,52% dos votos e William Ruto tem 49,08%, mas o vencedor, que deverá ser anunciado esta sexta-feira, terá de ter 51% dos votos.
O presidente da comissão eleitoral, Wafula Chebukati, afirmou que o novo Presidente será anunciado depois da verificação de todos os formulários eleitorais, o que poderá acontecer nas próximas horas desta sexta-feira, e assegurou que não há motivos de preocupação em relação aos diferentes resultados a serem transmitidos por estações de televisão independentes, pois a declaração final dos resultados será feita por si, como manda a lei.
A comissão eleitoral informou que a afluência às urnas foi mais baixa do que em 2017, cerca de 65%, contra os 80% nas eleições anteriores.