O presidente da comissão eleitoral, Wafula Chebukati, afirmou que o novo Presidente será anunciado depois da verificação de todos os formulários eleitorais, o que poderá acontecer nas próximas horas desta sexta-feira, e assegurou que não há motivos de preocupação em relação aos diferentes resultados a serem transmitidos por estações de televisão independentes, pois a declaração final dos resultados será feita por si, como manda a lei.

A comissão eleitoral informou que a afluência às urnas foi mais baixa do que em 2017, cerca de 65%, contra os 80% nas eleições anteriores.

Como o Novo Jornal noticiou na terça-feira, esta é uma eleição que contou com quatro candidatos mas apenas dois, o antigo primeiro-ministro, Raila Odinga, e o actual vice-Presidente, William Ruto, podem aspirar ao cadeirão que UhUru Kenyatta deixa vago após dois mandatos sucessivos, como determina a Constituição.

Esta é a quinta eleição realizada no país, com os quenianos a decidir o futuro Presidente do país, os governadores e as assembleias regionais .