A reunião do Bureau Político, segundo apurou o Novo jornal, orientada pelo Presidente do partido, João Lourenço, dentre outros assuntos, deverá discutir e aprovar a agenda de trabalho para a VI Sessão do Comité Central.
Em cima da mesa vãi estar ainda a aprovação dos relatórios do seu secretariado, sobre as actividades desenvolvidas durante o ano de 2023 e o relatório de execução do orçamento geral do partido do mesmo ano.
Os membros do Bureau Político deverão, igualmente, apreciar os projectos de resolução sobre o preenchimento de vagas no Comité Central.
Uma fonte da direcção do partido disse ao Novo Jornal que a reunião do Bureau Político e do Comité Central, deverão também debruçar-se sobre a devolução ao Parlamento do Projecto de Lei sobre a Institucionalização das Autarquias locais em Angola, o único diploma do pacote legislativo autárquico que ainda não foi aprovado pela Assembleia Nacional.
O órgão máximo do partido também vai avaliar os preparativos do IX Congresso Ordinário da JMPLA que terá lugar em Novembro deste ano.
Refira-se que o Bureau Político é o organismo permanente de direcção do MPLA, que delibera no intervalo entre reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do MPLA, tendo como primeira das suas competências organizar a vida interna do Partido.
O Comité Central (CC) do MPLA é composto por 693 membros, dos quais 100 são do seu Bureau Político.